Posicionamento Estratégico no Varejo
Por Gustavo Guazzelli -
"Sua loja possui um posicionamento estratégico claro?" Para responder a essa pergunta, comecemos por esclarecer o verdadeiro significado da palavra posicionamento, que nada mais é do que o lugar que o produto ou serviço ocupa na mente dos consumidores com relação aos produtos e serviços concorrentes. Ou, em outras palavras, é a maneira de como seu cliente vê a sua organização.
O posicionamento está intimamente ligado à estratégia de uma empresa. Segundo Michael Porter, "estratégia é criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades". Empresas definem objetivos, elaboram planos e estratégias, buscando constantemente vantagem competitiva, que pode decorrer de três posições:
» Benefícios de tamanho, decorrentes de economia de escala, experiência
e economias de escopo.
» Vantagens de acesso a Know-how (recursos) ou a mercados
(consumidores).
» Restrições às opções dos competidores.
Seguem abaixo diferentes maneiras de como uma organização pode se posicionar diante ao mercado:
Posicionamento
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Tipos de percepção
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Exemplos
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Atributo
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Preço, desempenho,
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Wal-Mart:
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Benefício
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Sabor agradável, rapidez de
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Pão de Açúcar: Melhor
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Uso ou aplicação
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Ocasião, facilidade,
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Loja de conveniência
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Classe
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Características
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Dia%:Consumidor que
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Concorrente
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Abordagens convergentes e divergentes
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Globo e SBT; Hertz e Avis
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O posicionamento por diferenciação merece um capítulo à parte, resumidamente baseia-se em 5 principais tópicos:
» Importância − Oferece um benefício de alto valor
» Superioridade − É superior a outras maneiras de se obter o benefício
» Exclusividade − Não pode ser facilmente copiada
» Acessibilidade − Comprador deve poder pagar pela diferença
» Lucratividade − Empresa deve considerar a diferença lucrativa
Estratégia exige escolhas e renúncias, são os famosos trade-offs, uma organização deve ter um posicionamento estratégico muito bem definido, querer tentar tudo custaria uma fortuna e não levaria a lugar algum. É importante destacar que o foco do posicionamento de uma organização deve ser sempre: simples, memorável e poderoso, ocupando a mente do consumidor da maneira mais clara possível.